14/03/2022

5 profissões para os apaixonados por Matemática!

Você sempre amou a matemática, até chegou a dar aulas de matemática online e está procurando uma profissão que te permita se profissionalizar nessa área?

 

Veja nossa lista de sugestão de carreias para os apaixonados por exatas!


5-profissoes-para-os-apaixonados-por-matematica

 

1. Contador / Contabilista

O contador geralmente trabalha com empresas e mais particularmente com diretores ou gerentes de empresas, garantindo que todos os tramites fiscais internos e externos sejam feitos de forma correta. Geralmente são responsáveis pela tributação, pagamento dos holerites, emissão de notas fiscais, auditorias etc.

 

É um trabalho indispensável para empresas, não importando seu porte. O contador / contabilista costuma ser um profissional que não fica desempregado por um longo período, pois a demanda está sempre em alta.

 

2. Professor de Matemática

Como transmissor de conhecimento, o professor de matemática contribui para a educação dos alunos em diferentes ambientes.

 

O professor pode trabalhar com o ensino infantil, fundamental e médio, assim como se tornar um professor universitário. Pode também dar aulas particulares em plataformas como a Superprof.

 

A tarefa do professor é ajudar os alunos a entenderem um assunto que muitas vezes é complexo, tornar o aprendizado mais fácil e ajudar os alunos a avançarem seu nível escolar, por isso a abertura e a energia são muitas vezes qualidades necessárias para ser um bom professor.

 

Administrar uma classe de 30 alunos pode ser complicado, mas felizmente a faculdade prepara para que o professor tenha toda a pedagogia necessária para o êxito e costuma ser uma profissão muito gratificante!

 

3. Engenheiro de dados

O engenheiro de dados é um especialista em manipulação de dados e ele precisa possuir fortes habilidades técnicas. Essa profissão tem um caminho entre a matemática e a informática, mas precisa amar cálculos para se tornar um bom especialista em dados, pois é necessário analisar enormes bancos de dados. 

 

Um resumo para os leigos no assunto, o processamento de dados permite que as massas de dados sejam transformadas em informações concretas, e ao analisar estes dados coletados pelas empresas é possível agregar valor a eles. Assim, um engenheiro de dados processa, separa as informações de seu interesse daquelas que não são, classifica-as, prioriza-as e as explora de acordo com os objetivos estabelecidos e, uma vez que os resultados estão prontos, ele os entrega para que a empresa utilize esses dados.

 

Ou seja, este profissional conhece as linguagens de programação de dentro para fora e consegue desmembrá-las para as missões que recebeu.

 

Os setores com maior demanda desses tipos de profissional são os de telecomunicações, transporte, energia e marketing. Por ser uma área bem técnica, muitos profissionais da área são nômades ou trabalham para vários setores diferentes, pois conseguem atender várias demandas e diferentes perfis e missões.

 

4. Especialista em segurança cibernética

O especialista em segurança cibernética é um engenheiro de computação que garante a durabilidade dos sistemas de computação de uma empresa.

 

Trata-se de uma carreia bem recente, mas muito importante e de alta demanda no mercado. O objetivo do especialista em cyber segurança não é somente não deixar o computador ser infectado por um vírus, mas a profissão combina o estudo de leis, gerenciamento de riscos e o desenvolvimento de mecanismos de segurança.

 

Sua expertise lhe permite prevenir os riscos de pirataria ou hacking que poderiam prejudicar uma empresa, um órgão público ou pessoa física. Assim, ele propõe soluções adaptadas às necessidades de seus clientes. 

 

5. Estatístico

Os estatísticos geralmente coletam e analisam dados para identificar tendências e resolver problemas. Esta função envolve encontrar os melhores métodos de coleta de dados (que podem incluir pesquisas telefônicas, questionários on-line ou experimentos) e tirar conclusões com base nos resultados.

 

O trabalho do estatístico pode ser realizado em qualquer campo de atividade: economia, finanças, demografia, indústria, serviços, educação, opinião, saúde etc. e qualquer que seja o assunto do estudo, o estatístico determina o número de observações, verificações cruzadas e parâmetros necessários (modelagem) para que as conclusões possam ser confiáveis com um nível razoável de certeza.

 

Seja trabalhando para um órgão público ou uma empresa privada, o estatístico realiza uma avaliação e/ou previsão, geral ou específica, mas sempre muito valiosa para o tomador de decisões e a última etapa de sua missão consiste em apresentar um resumo a quem solicitou o estudo.

 

Na indústria, o estatístico pode ser membro de uma equipe de produção como especialista em qualidade, no setor de consumo, ele ou ela é contatado para examinar os resultados das pesquisas encomendadas pelos departamentos de vendas e, no campo da comunicação, bancos e finanças, o estatístico se torna especialista em bancos de dados.

 

Como vimos acima, a vida de um profissional na área de exatas pode ser bem variada. Se você pretende seguir na área de exatas, tudo vai depender de qual profissão te apaixone mais e que encaixe melhor em seu perfil. Ser um profissional apaixonado por Matemática pode abrir um leque de possibilidades em sua carreira profissional.

 

Este artigo foi desenvolvido pela redação da Superprof Brasil.

 

Links para este artigo:

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: 5 profissões para os apaixonados por Matemática!. Publicado por Kleber Kilhian em 14/03/2022. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog